Questão 222912

Pedagogia · 2021

Questão

ID 222912

Disciplina: Pedagogia

Assuntos: Ceticismo, Racionalismo

Ano: 2021 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Universidade Regional de Blumenau


A identificação do agnosticismo com o ceticismo filosófico, de um lado, e com o ateísmo religioso, de outro, deu ao adjetivo "agnóstico".


(I)Ateísmo.

(II)Agnosticismo.

(III)Ceticismo.

(IV)Materialismo.


Enumere as lacunas abaixo identificando as descrições com suas vertentes.


(__)Emana de uma fonte profundamente racionalista, isto é, da atitude intelectual que considera a razão o único meio de conhecimento suficiente, e o único aplicável, pois só o conhecimento por ela proporcionado satisfaz as exigências requeridas para a construção de uma ciência rigorosa.

(__)Não se limita a negar a possibilidade do conhecimento metafísico ou religioso, mas também a de tudo aquilo que vá além da experiência imediata. Assim, pelo menos em seu grau extremo, não é compatível com a ciência positiva.

(__)Nega radicalmente a existência desse ser supremo.

(__)É uma corrente que acredita nas circunstâncias concretas e materiais como principal meio de explicação da realidade e seus fenômenos sociais, históricos e mentais.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas da questão 222912
Pular para o conteúdo principal