Questão 2224113

Pedagogia · 2010

Questão

ID 2224113

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Concepções Teóricas de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Escrita

Ano: 2010 Banca: IVIN - Instituto Vicente Nelson Órgão: Prefeitura Municipal de Piracuruca


A escrita da criança não é resultado de uma cópia do modelo externo, mas sim um processo de construção pessoal. A criança adquire as habilidades de escrita a medida em que vai desenvolvendo suas hipóteses infantis. Sobre as etapas de apropriação da escrita, relacione as colunas:

(1) Hipótese pré-silábica

(2) Hipótese silábica

(3) Hipótese silábico-alfabética

(4) Hipótese alfabética

( ) Período em que se inicia o processo de fonetização da escrita, a criança descobre que a escrita representa a fala. Utiliza-se de uma letra para representar cada sílaba.

( ) As crianças já entenderam a natureza intrínseca do sistema alfabético, mas ainda não podem lidar com todos os traços ortográficos próprios da linguagem.

( ) A criança já domina um maior número de letras e é capaz de associá-las ao seu valor sonoro, compreende que a representação gráfica corresponde a valores sonoros menores que a sílaba

( ) Registros de traços no papel sem preocupação com o registro sonoro.A criança não consegue ainda relacionar as letras com os sons da língua falada.

Alternativas da questão 2224113
Pular para o conteúdo principal