Questão
ID 222310Disciplina: Teologia e Religiões
Assuntos: Fenomenologia da Religião e Simbolismo, Filosofia da Religião
Ano: 2024 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Universidade Regional de Blumenau
Leia o texto que segue:
O homem vive em um universo simbólico. Linguagem, mito, arte e religião são partes deste universo. [...] O homem já não pode confrontar a realidade imediatamente; ele não pode vê-la, por assim dizer, face a face. A realidade física parece recuar à medida que a atividade simbólica do homem avança. Em vez de lidar com as próprias coisas, o homem está em certo sentido conversando constantemente consigo mesmo.
(CASSIRER, E. Ensaio sobre o homem: introdução da filosofia da cultura humana. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012, p. 43).
Com base no excerto e no conceito de símbolos religiosos, analise as assertivas:
I.São objetos do cotidiano cujo sentido foi transignificado, representando algo além de seu sentido primário.
Il.Conferem sentido a uma coisa ou a um ato para comunicar significados profundos relacionados à manifestação do sagrado.
lll. Juntamente com os ritos e mitos, constituem a linguagem básica da experiência religiosa.
IV.Constituem um conjunto de gestos ritualizados que narram uma realidade transcendente.
V.São elementos visíveis da disseminada em todas as religiões.
É correto o que se afirma em: