Questão
ID 2219776Disciplina: Pedagogia
Assunto: Referencial Curricular
Ano: 2025 Banca: Instituto ACCESS - ACCESS Órgão: Prefeitura Municipal de Birigui
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, no eixo "Formação Pessoal e Social", aborda a construção da identidade e da autonomia como objetivos centrais do trabalho pedagógico. Analise as afirmativas a seguir sobre as orientações para promover a autonomia na creche:
I.A construção da autonomia deve ser incentivada desde o berçário, permitindo que a criança realize, por si mesma, pequenas ações como segurar a mamadeira, levar o alimento à boca e escolher um brinquedo, mesmo que isso demande mais tempo e gere certa "desordem".
II.O desenvolvimento da autonomia está diretamente ligado à capacidade da criança de fazer escolhas e tomar pequenas decisões, devendo o professor organizar o ambiente e as propostas de forma a oferecer opções e respeitar as iniciativas infantis.
III.A autonomia é compreendida exclusivamente como a capacidade da criança de realizar tarefas de autocuidado (higiene e alimentação) sem ajuda, não se relacionando com as dimensões da interação social, da expressão de ideias ou da resolução de conflitos.
Está correto o que se afirma em: