Questão 221295

Pedagogia · 2024

Questão

ID 221295

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena

Ano: 2024 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Universidade Regional de Blumenau


De acordo com o Art. 9º da Resolução CNE/CP n.º 01, de 7 de janeiro de 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio, os projetos pedagógicos de cursos de formação de professores indígenas devem ser construídos tendo como base:


I. As especificidades culturais e sociolinguísticas de cada povo e comunidade indígenas, valorizando suas formas de organização social, cultural e linguística.

II.As formas de cuidar, educar e socializar próprias de cada povo e comunidade indígena.

III.A necessidade de articulação entre os saberes, as práticas de formação docente e os interesses etnopolíticos, culturais, ambientais e linguísticos dos respectivos povos e comunidades indígenas.

IV.A relação entre territorialidade e Educação Escolar Indígena, estratégica para a continuidade dos povos e das comunidades indígenas em seus territórios, contribuindo para a viabilização dos seus projetos de bem-viver.

V.A relação dos povos e comunidades indígenas com outras culturas e seus respectivos saberes.


É correto o que se afirma em:

Alternativas da questão 221295
Pular para o conteúdo principal