Questão
ID 2212889Disciplina: Direito Sanitário e Saúde
Assunto: Princípio da Proteção da Dignidade da Pessoa Humana
Ano: 2022 Banca: UPENET IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco Órgão: Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco
Leia o texto abaixo:
"Preciso ser franco: o mundo está à beira de um fracasso moral catastrófico e o preço desse fracasso será pago com vidas e meios de subsistência nos países mais pobres do mundo."
Tedros A. Ghebreyesus, Diretor Geral da OMS
A esta altura, já está mais do que claro que a pandemia chamada Covid-19, sua compreensão e seu enfrentamento vão muito além da interação de um novo patógeno e os humanos. O seu desenvolvimento sugere um processo de altíssima complexidade, com a existência de várias dimensões entrelaçadas (biomédica, clínica, fisiopatológica, epidemiológica, informacional, simbólica etc.) ao lado de uma demonstração categórica dos limites da ciência - mormente as do campo biomédico no seu enfrentamento. Esses limites foram ainda mais claramente tensionados, quando da entrada em cena da primeira e única intervenção farmacológica capaz de mitigar os seus efeitos as vacinas.
Bioética, Saúde Global e Poder - Artigo de Reinaldo Guimarães ABRASCO
Analisando o conflito moral exposto, atrelado à práxis humana, campo da bioética da proteção, assinale a alternativa que reforça essa conflituosidade.