Questão 2212879

Direito Sanitário e Saúde · 2022

Questão

ID 2212879

Disciplina: Direito Sanitário e Saúde

Assunto: Controle Social no SUS

Ano: 2022 Banca: UPENET IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco Órgão: Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco


Ao trabalharmos o tema da Reforma Sanitária Brasileira (RSB), um dos debates é relacionado à atuação do corpo profissional, gestores e trabalhadores, frente à defesa do SUS e dos princípios da RSB. Acerca disso, Ricardo Bruno Mendes Gonçalves, pensador da RSB, faz a seguinte análise sobre a organização social das práticas de saúde:

"O processo de trabalho não é apenas dispêndio mecânico de forças: é a forma mais especialmente humana de sociabilidade, de gênese histórica. Em cada grão de tecnologia, estão contidas, assim, ao mesmo tempo, todas as determinações do passado que nela desembocam e toda a construção viva do futuro."

GONÇALVES, Ricardo Bruno Mendes. Tecnologia e organização social das práticas de saúde: características tecnológicas do processo de trabalho em saúde na rede estadual de centros de saúde de São Paulo. São Paulo: HUCITEC-ABRASCO, 1994. p. 268.

Considerando as lutas da RSB e o conteúdo explanado, é CORRETO afirmar que a atuação profissional deve resgatar o(a)

Alternativas da questão 2212879
Pular para o conteúdo principal