Questão 217445

Legislação Federal · 2019

Questão

ID 217445

Disciplina: Legislação Federal

Assunto: Disposições Preliminares

Ano: 2019 Banca: CEFETBAHIA - Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico da Bahia Órgão: Secretaria de Saúde do Estado da Bahia


De acordo com o Estatuto do Idoso, lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, “[...] é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”(BRASIL, 2003, p.1).

Sobre a garantia de prioridade aos idosos prevista no Estatuto do Idoso e suas alterações posteriores, analise as opções a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.

( ) Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.

( ) Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de setenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos

( ) Priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Alternativas da questão 217445
Pular para o conteúdo principal