Questão 2166329

Legislação Federal · 2016

Questão

ID 2166329

Disciplina: Legislação Federal

Assunto: Disposições Preliminares (Art.1º ao 6º)

Ano: 2016 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de


De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, conforme disposto em seu artigo 4o :

“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”

O direito de prioridade absoluta compreende:

1. primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.

2. destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

3. precedência de atendimento de crianças e adolescentes nos serviços públicos ou de relevância pública, sempre após os atendimentos aos idosos, pois estes também gozam de prioridade absoluta e estão em idade mais avançada.

4. preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas da questão 2166329
Pular para o conteúdo principal