Questão
ID 213227Disciplina: Pedagogia
Assuntos: Ciências Exatas no Ensino Médio, Metodologia do Ensino de Química, Plano de Curso, Plano de Aula e Sequência Didática
Ano: 2025 Banca: INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Durante o estágio, um estudante da licenciatura teve de planejar uma sequência didática sobre Tabela Periódica a partir da temática alimentação e da abordagem dos 3 Momentos Pedagógicos (3MP), a saber:
- Problematização inicial: objetiva provocar o pensamento crítico dos estudantes, apresentando situações concretas relacionadas ao tema para que manifestem suas ideias e suas percepções, despertando a necessidade de aprender novos conteúdos.
- Organização do conhecimento: o professor media o estudo dos conceitos científicos essenciais para aprofundar a compreensão da problemática inicial, auxiliando os estudantes na construção do conhecimento.
- Aplicação do conhecimento: visa promover a sistematização e a incorporação do aprendizado, permitindo que os estudantes analisem e interpretem tanto as situações iniciais quanto outras similares, aplicando o conhecimento em diferentes contextos.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. C. A.
Ensino de ciências: fundamentos e métodos.
São Paulo: Cortez, 2011 (adaptado).
Qual proposta dialoga com as orientações dos 3MP, tendo em vista os conceitos relacionados ao conteúdo de Tabela Periódica à temática utilizada pelo licenciando?