Questão 2129843

Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica · 2022

Questão

ID 2129843

Disciplina: Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica

Assuntos: Dispositivos de Proteção (Disjuntores, DR, DPS)

Ano: 2022 Banca: IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo


O circuito a seguir representa uma instalação de dois refrigeradores, cujas respectivas tomadas estão ligadas no mesmo circuito de alimentação de forma exclusiva.

Fonte: IFSP, 2022.

Em determinados momentos existe o desligamento intempestivo do dispositivo de proteção, que ocorre de forma intermitente. Quando o circuito desliga, não conseguimos religá-lo imediatamente, sendo necessário desconectarmos um dos refrigeradores da tomada, religar o circuito e, após alguns minutos, reconectar o refrigerador na tomada. Mesmo após realizar todo este procedimento de religamento, quando os dois refrigeradores estão ligados nas suas respectivas tomadas, em determinados momentos, o circuito desarma novamente, sem indicações aparentes de falha.

..

Sabendo que o esquema de aterramento é o TN-S e com base nessas informações, o que está ocorrendo na instalação? E como se pode corrigir isso?

Alternativas da questão 2129843
Pular para o conteúdo principal