Questão 2090818

Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica · 2026

Questão

ID 2090818

Disciplina: Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica

Assuntos: Modelagem de Sistemas Dinâmicos, Função de Transferência e Matrizes de Estado

Ano: 2026 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.


Em um sistema de controle de temperatura de um trocador de calor, a variável controlada é a temperatura de saída do fluido, e a variável manipulada é a vazão de vapor fornecida por uma válvula pneumática.

Durante a fase de projeto, o engenheiro modela o sistema pela seguinte função de transferência linearizada:

\(G_p\left(s\right)=\frac{K}{ts+1}\)

onde 𝐾 representa o ganho do processo e 𝜏 é a constante de tempo térmica do sistema. Com base nesses conceitos, analise as afirmativas a seguir:

I. A constante de tempo 𝜏 indica a rapidez da resposta do sistema a uma perturbação, sendo tanto menor quanto mais rápido o processo atingir o regime permanente.

II. O ganho 𝐾 representa a sensibilidade do processo, isto é, a razão entre a variação da variável de saída e a variação da variável manipulada em regime permanente.

III. O controlador ajusta a válvula com base na comparação entre o valor medido e o valor de referência em um sistema de malha aberta.

É correto o que se afirma em

Alternativas da questão 2090818
Pular para o conteúdo principal