Questão
ID 2083925Disciplina: Pedagogia
Assunto: Pensamento Pedagógico Brasileiro
Ano: 2021 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Educação de Alagoas
No início da década de 60 do século XX, existiam, basicamente, três grupos que dirigiam a campanha de defesa da escola pública no Brasil: o primeiro defendia as ideias liberais-pragmatistas; o segundo, as ideias liberais-idealistas; e o terceiro, as ideias socialistas.
Paulo Guiraldelli Jr. História da Educação. Cortez, 2004, p. 114 (com adaptações).
[Considerando o assunto do texto precedente, julgue os itens seguintes, acerca da defesa da escola pública no Brasil.
Roque Spencer Maciel de Barros era um dos representantes do grupo que defendia as ideias liberais-idealistas, para o qual a educação é um direito do ser humano, independentemente das possibilidades históricas da sociedade.