Questão
ID 2080856Disciplina: Direito Previdenciário
Assunto: Pensão Especial às Pessoas Atingidas Pela Hanseníase - Lei Nº 11.520/2007
Ano: 2018 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Instituto Hospital de Base do Distrito Federal
Na véspera do dia do casamento, uma jovem de Uruguaiana descobriu que teria de deixar tudo para trás, fazer as malas em duas horas e se despedir da família para sempre. Um violinista estava no meio de um concerto, em Porto Alegre, quando foi algemado e arrastado do palco pela polícia. Era um dia de semana comum quando uma menina, de cerca de dez anos de idade, foi colocada dentro de um furgão preto e viajou por duas horas em uma estrada de chão empoeirada sem saber para onde ia. Todos eles, assim como outras 2.474 pessoas, terminaram no mesmo destino: o Hospital Colônia de Itapuã. Em maio de 1940, ele se tornava o último leprosário a ser inaugurado pela política de isolamento dos portadores de hanseníase, adotada no Estado Novo de Getúlio Vargas.
Internet: < www.sul21.com.br > (com adaptações).
Considerando que o texto precedente ilustra a atuação do poder público diante de determinadas patologias, julgue os itens subsecutivos.
Em 2007, foi sancionada uma lei que determinou que todas as pessoas involuntariamente internadas em leprosários no Brasil fossem indenizadas.