Questão 2073795

Legislações de Órgãos · 2019

Questão

ID 2073795

Disciplina: Legislações de Órgãos

Assunto: Portaria MS nº 2.979/2019 - Programa Previne Brasil

Ano: 2019 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde


No que se refere à Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, a Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e uso de tabaco, e com atenção integral, equânime e contínua, a ESF se fortalece como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Considerando essas informações e a Portaria do Ministério da Saúde no 2.979/2019, que alterou o bloco de financiamento da APS no Brasil, julgue os itens a seguir.



O cálculo para a definição dos incentivos financeiros da capitação ponderada deverá considerar a população cadastrada na ESF e na equipe de atenção primária (EAP) no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) e a vulnerabilidade socioeconômica da população cadastrada na ESF e na EAP, entre outros. Haverá atribuição de peso por pessoa, considerando-se os critérios de vulnerabilidade socioeconômica, perfil demográfico e classificação geográfica.

Alternativas da questão 2073795
Pular para o conteúdo principal