Questão
ID 2025485Disciplina: Pedagogia
Assuntos: Pedagogia: Conceito, Objeto, Método
Ano: 2023 Banca: AMAUC - Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense Órgão: Prefeitura Municipal de Seara
A educação, bem como o processo educativo, deve ser orientada por metodologias que permitam atender aos objetivos propostos pelos docentes. Conforme Nérice (1978), a metodologia do ensino pode ser compreendida como um "conjunto de procedimentos didáticos, representados por seus métodos e técnicas de ensino", esse conjunto de métodos são utilizados com o intuito de alcançar objetivos do ensino e de aprendizagem, com a máxima eficácia e, por sua vez, obter o máximo de rendimento. No que concerne às metodologias de ensino e aprendizagem entrelaçam-se nessa perspectiva a relação dos docentes com os saberes docentes que não se reduzem a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos, pois a prática docente integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes relações (Tardif, Lessard e Lahaye 1991).
Fonte: Brighenti, J.; Tanira Biavatti, V.; Rodrigues de Souza, T. Metodologias de Ensino - Aprendizagem: Uma Abordagem Sob a Percepção dos Alunos. Santa Catarina: Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v.8, n.3, 2015.
Dentre esses diferentes saberes que integram as metodologias de ensino e aprendizagem, citam-se algumas delas abaixo, EXCETO: