Questão
ID 2025451Disciplina: Pedagogia
Assunto: Educação Especial e AEE (Atendimento Educacional Especializado)
Ano: 2023 Banca: AMAUC - Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense Órgão: Prefeitura Municipal de Seara
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 13 a 14.
A deficiência física refere-se ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema osteoarticular, o sistema muscular e o sistema nervoso. As doenças ou lesões que afetam quaisquer desses sistemas, isoladamente ou em conjunto, podem produzir quadros de limitações físicas de grau e gravidade variáveis, segundo(s) segmento(s) corporal(is) afetado(s) e o tipo de lesão ocorrida.
http://www.entreamigos.com.br apud Educação infantil: saberes e práticas da inclusão:dificuldades de comunicação e sinalização : deficiência física. [4. ed.] / elaboração profª Ana Maria de Godói Associação de Assistência à Criança Deficiente - AACD... [et al.]. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.
Alguns sinais de alerta devem ser observados e investigados, pois a prevenção primária e secundária pode minorar o agravamento dos quadros de limitação e de incapacidade. Diante disso, marque abaixo, a alternativa CORRETA que contenha todos os itens referentes aos sinais de alerta da deficiência física.
I.Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê (não firmar a cabeça, não sentar, não falar no tempo esperado).
II.Doenças infecto-contagiosas e crônico-degenerativas.
III.Erros inatos do metabolismo.
IV.Gestação sem riscos.
É CORRETO o que se afirma em: