Questão 1942978

Pedagogia · 2012

Questão

ID 1942978

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-raciais

Ano: 2012 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Feliz


Sobre o trato pedagógico da questão racial no cotidiano escolar do ensino fundamental, são feitas as seguintes recomendações:

I. Tratar a questão racial como conteúdo multidisciplinar, abordado como projeto extracurricular em datas comemorativas alusivas ao tema.

II. Fortalecer as posturas etnocêntricas com vistas à construção de estereótipos culturais que fortaleçam a identidade do grupo negro.

III. Recusar o uso de material pedagógico contendo imagens estereotipadas do negro, como postura pedagógica voltada à desconstrução de atitudes preconceituosas e discriminatórias.

IV. Banalizar a cultura negra, estudando tão somente aspectos relativos a seus costumes, alimentação, vestimenta ou rituais festivos sem contextualizá-la, é um procedimento a ser evitado.

Quais estão corretas?

Alternativas da questão 1942978
Pular para o conteúdo principal