Questão 1941216

Legislações de Órgãos · 2012

Questão

ID 1941216

Disciplina: Legislações de Órgãos

Assunto: Legislação Aplicada Cne/Ceb

Ano: 2012 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul


Considere as afirmações abaixo, em relação ao Parecer CNE/CEB nº 20/2009 que trata sobre a Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, assinalando C para as assertivas corretas e E para as erradas.

( ) No atual ordenamento jurídico, as creches e préescolas possuem um caráter institucional e educacional diverso daquele dos contextos domésticos e dos programas alternativos à educação das crianças de zero a cinco anos de idade, ou ainda da educação não formal.

( ) Muitas famílias necessitam de atendimento para suas crianças em horário noturno, nos finais de semana e em períodos esporádicos. Esse tipo de atendimento enquadra-se no âmbito das políticas para a infância, devendo ser financiado, orientado e supervisionado por outras áreas, como assistência social, saúde, cultura, esportes, proteção social.

( ) A redução das desigualdades sociais e regionais e a promoção do bem de todos são compromissos a serem perseguidos pelos sistemas de ensino e, também, pelos professores da Educação Infantil.

( ) O trabalho com as famílias requer que os educadores as compreendam como parceiras, acolhendo as diferentes formas de organização familiar e respeitando as suas opiniões e aspirações sobre os filhos. Nessa perspectiva, os professores devem entender que as suas funções educativas são iguais às dos familiares dos alunos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas da questão 1941216
Pular para o conteúdo principal