Questão 1914229

História · 2019

Questão

ID 1914229

Disciplina: História

Assunto: Imaterial

Ano: 2019 Banca: IFPI - Instituto Federal do Piauí Órgão: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí


A história oral, como metodologia de pesquisa, surgiu nos EUA, na década de 1960, e chegou ao Brasil na década seguinte através do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas. Alvo de diversas críticas, no início da sua utilização, a história oral se consolidou no meio acadêmico brasileiro e mundial, como uma metodologia de pesquisa que enriquece a construção do saber histórico.

A respeito da história oral e de sua utilização nas pesquisas historiográficas, julgue as assertivas abaixo:

I - A base da história oral é a memória que, mesmo sendo uma representação do passado, pode servir de fonte histórica.

II - A história oral deve ser usada especificamente para preencher as lacunas deixadas pela ausência de documentação escrita ou imagética sobre um determinado objeto de pesquisa.

III - O depoimento de uma pessoa representa apenas uma singularidade desvinculada do contexto sociocultural em que o depoente está inscrito; disso deriva a fragilidade da história oral, mas não inviabiliza a sua utilização como ferramenta de pesquisa.

IV - A subjetividade do depoimento oral deve ser encarada como mais um desafio à pesquisa e não como um problema que a inviabilize.

Estão corretas:

Alternativas da questão 1914229
Pular para o conteúdo principal