Questão
ID 190389Disciplina: Pedagogia
Assuntos: Formação Continuada do Professor, Funções, Saberes e Identidade Profissional do Professor
Ano: 2024 Banca: CETREDE - Centro de Treinamento e Desenvolvimento Órgão: Prefeitura Municipal de Caucaia
Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná realiza capacitação do PAIC com servidores da RME
Professores, supervisores e diretores participam do encontro
Por Hiandra Trindade
Publicada em 17/08/2023 às 11h46
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está sediando a formação do bloco III do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic). Ao todo, 65 profissionais da Rede Municipal de Ensino (RME) participam da iniciativa. [...]
A formação presencial é uma iniciativa do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) em cooperação com as redes municipais de ensino, com o objetivo de melhorar os resultados educacionais, com foco na alfabetização.
https://www.rondoniadinamica.com/noticias/2023/08/secretaria-municipal-de-educacao-de-ji-parana-realiza-capacitacao-do-paic-com-servidores-da-rme,168772.shtml
Paulo Freire fala do domínio de conteúdo de ensino que o educador precisa ter para ensinar. Sobre isto ele diz:
Para mim é impossível compreender o ensino sem o aprendizado e ambos sem o conhecimento. No processo de ensinar há o ato de saber por parte do professor. O professor tem que conhecer o conteúdo daquilo que ensina. Então para que ele ou ela possa ensinar, ele ou ela tem primeiro que saber e, simultaneamente com o processo de ensinar, continuar a saber por que o aluno, ao ser convidado a aprender aquilo que o professor ensina, realmente aprende quando é capaz de saber o conteúdo daquilo que lhe foi ensinado. (2003, p. 79)
Portanto, o grande desafio do educador é pelo(a)