Questão
ID 1899643Disciplina: Pedagogia
Assunto: Requisitos do Planejamento
Ano: 2019 Banca: EPBAZI Organização & Métodos Órgão: Prefeitura Municipal de Guatambu
O planejamento necessita de um rigor de sistematização das atividades, e por isso, existem alguns requisitos essenciais para o professor realizar um planejamento justo e coerente com seus alunos. Estes requisitos são saberes adquiridos ao longo da formação de professor. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir, indicando V para os requisitos verdadeiros e F para os falsos.
( ) Conhecer em profundidade os conceitos centrais e leis gerais da disciplina, conteúdos básicos, bem como dos seus procedimentos investigativos (e como surgiram historicamente na atividade científica).
( ) Escolher exemplos considerados assertivos para demonstrar aos alunos os conceitos e leis gerais, os conteúdos e os assuntos, mesmo que nem todos os alunos entendam.
( ) Saber avançar das leis gerais para a realidade concreta, entender a complexidade do conhecimento para poder orientar a aprendizagem.
( ) Iniciar o ensino do assunto pela realidade concreta (objetos, fenômenos, visitas, filmes), para que os alunos formulem relações entre conceitos, ideias-chave, das leis particulares às leis gerais, para chegar aos conceitos científicos mais complexos.
( ) Saber criar problemas e saber orientá-los (situações de aprendizagem mais complexas, com maior grau de incerteza que propiciam em maior medida a iniciativa e a criatividade do aluno).
A sequência correta é: