Questão 1885062

História · 2019

Questão

ID 1885062

Disciplina: História

Assunto: Construção dos Estados Liberais na América Hispânica: Século XIX

Ano: 2019 Banca: CETAP - Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional Ltda Órgão: Prefeitura Municipal de Ananindeua


Na formação de uma identidade latino-americana comum, alguns fatos se destacaram. Analise os itens seguintes e, na sequência, assinale a alternativa correta.

I- A geração de escritores, políticos e intelectuais liberais pós independência da Argentina, com destaque para Esteban Echeverria (1805-1851) e Domingo Sarmiento (1811-1888), considerava aquele pais, especialmente a capital Buenos Aires, a manifestação da civilização europeia num ambiente hispano-americano predominantemente bárbaro.

Il- O Brasil foi convidado de honra de Simón Bolivar para o Congresso do Panamá em dezembro de 1824, pois apesar da língua, história e cultura diferentes, os políticos e intelectuais hispano-americanos tinham consciência de uma identidade tatino-americana comum, que incluía a ex colônia portuguesa na América.

III- A formação de relações sociais fundadas na ideia de raça produziram no continente americano identidades sociais historicamente novas - índios, negros e mestiços - e redefiniram outras, associando-as a hierarquias, lugares e papéis sociais correspondentes. Nesse sentido, raça e identidade social foram estabelecidas como instrumentos de classificação social e étnica da população.

Alternativas da questão 1885062
Pular para o conteúdo principal