Questão 1874627

História · 2021

Questão

ID 1874627

Disciplina: História

Assunto: Currículo de História: BNCC e Parâmetros Curriculares

Ano: 2021 Banca: Instituto AOCP Órgão: Prefeitura Municipal de Belém


Considerando o histórico da disciplina escolar da História, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. No Brasil, a criação da História como disciplina escolar, ministrada primeiramente no Colégio Dom Pedro II (Rio de Janeiro), destinava-se a construir criticamente o conhecimento de fatos, nomes e datas importantes.

II. Com a Lei nº 5.692/71, foi oficializada a disciplina de Estudos Sociais no ensino do primeiro grau nas escolas brasileiras, em substituição das disciplinas de História e Geografia.

III. Na transição da década de 80 para 90, período da História do Brasil chamado de redemocratização, os currículos, inclusive de história, passaram a ser produzidos no âmbito de cada Estado.

IV. A Base Nacional Comum Curricular de História para o Ensino Fundamental contou com apenas uma versão que foi prontamente aprovada.

Alternativas da questão 1874627
Pular para o conteúdo principal