Questão
ID 1833475Disciplina: Pedagogia
Assunto: Práticas Linguístico-discursivas e Formação do Leitor e do Escritor
Ano: 2026 Banca: PROMUN - Projetos para Municípios Órgão: Prefeitura Municipal de Areias
O desenvolvimento da leitura e escrita nos Anos Iniciais é um processo fundamental para a formação das habilidades de comunicação dos alunos, e envolve tanto a aquisição das competências linguísticas, quanto o uso dessas competências em diferentes contextos. Analise as assertivas abaixo sobre o desenvolvimento da leitura e escrita nos Anos Iniciais, e a seguir, assinale a alternativa correta.
I. O desenvolvimento da leitura nos Anos Iniciais deve ser centrado em estratégias de decodificação fonética, com ênfase na memorização de palavras, sem que haja a necessidade de contextualização ou reflexão sobre o significado do texto.
II. A escrita nos Anos Iniciais deve focar unicamente na forma correta de escrever palavras e frases, sem considerar o uso da escrita como uma ferramenta para expressar ideias, emoções e pensamentos de forma pessoal e criativa.
III. O desenvolvimento da leitura e escrita nos Anos Iniciais envolve a interação contínua entre o ensino das habilidades técnicas (como fonemas, palavras e frases) e o uso dessas habilidades em atividades de leitura e produção textual que desenvolvam a criatividade e a expressão do aluno.
IV. Nos Anos Iniciais, o foco da leitura e escrita deve ser exclusivamente em habilidades técnicas, como gramática e ortografia, deixando de lado aspectos mais amplos, como a interpretação de textos e a utilização de diferentes formas de escrita.