Questão 176643

Pedagogia · 2025

Questão

ID 176643

Disciplina: Pedagogia

Assuntos: Concepções Teóricas de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Escrita, Linguagem, Sociedade, Cultura, Discurso e Ensino de Língua

Ano: 2025 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Vista Alegre do Alto


A respeito da alfabetização e do letramento, analisar os itens.


I. A alfabetização e o letramento são processos independentes no quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e escrita. A alfabetização se desenvolve por meio da aprendizagem das relações fonema-grafema, e o letramento por meio de práticas sociais de leitura e de escrita.

II. O termo alfabetização designa o ensino e o aprendizado de uma tecnologia de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica.

III. A entrada da criança no mundo da escrita ocorre de forma hierarquizada: primeiro, por meio da aquisição do sistema convencional de escrita (alfabetização); em um segundo momento, pelo desenvolvimento das práticas sociais que envolvem a linguagem escrita (letramento).

IV. O letramento designa o conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades envolvidos no uso da língua em práticas sociais, necessários para uma participação ativa e competente na cultura escrita.


Está CORRETO o que se afirma:

Alternativas da questão 176643
Pular para o conteúdo principal