Questão
ID 175725Disciplina: Legislação Federal
Assuntos: Lei Nº 11.645/2008 - Altera a Lei no 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, Modificada Pela Lei no 10.639, de 9 de Janeiro de 2003, Que Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para Incluir no Currículo Oficial da Rede de Ensino a Obrigatorie, Programa Saúde na Escola (PSE)
Ano: 2025 Banca: Instituto Legatus - Legatus Órgão: Prefeitura Municipal de Aroazes
O Ministério da Saúde tem reforçado ações de combate à sífilis, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Em 2023, a taxa de detecção de sífilis chegou a 113,8 casos por 100 mil habitantes, a maior já registrada no Brasil. Sobre as manifestações clínicas da sífilis, analise as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Bordetella pallidum.
( ) A sífilis terciária manifesta-se com erupções cutâneas, febre, dor de cabeça, fadiga e queda de cabelo. Essas lesões podem aparecer em várias partes do corpo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés.
( ) A chamada razão de sexos — homens com sífilis para cada dez mulheres com sífilis — passou de 0,8 (seis homens com sífilis para cada dez mulheres) em 2012 para 0,6 (oito homens para cada dez mulheres com sífilis) em 2022.
( ) O diagnóstico da sífilis é feito através do VDRL e o FTA-Abs, que detectam a presença de antígenos da bactéria.