Questão 1751544

Pedagogia · 2019

Questão

ID 1751544

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica

Ano: 2019 Banca: Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas Órgão: Prefeitura Municipal de Carvalhópolis


A Resolução CNE/CEB nº 2/98 conceitua o termo diretrizes como “conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica (…) que orientarão as escolas brasileiras dos sistemas de ensino, na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas”. Essas diretrizes têm como objetivos:

I. sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola;

II. estimular a formação crítica e propositiva de professores que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica;

III. orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais – docentes, técnicos, funcionários – da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.

A necessidade de definição de Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica está posta pela emergência da atualização das políticas educacionais que consubstanciem o direito de todo brasileiro à formação humana e cidadã e à formação profissional, sendo verdadeiro o que se afirma em:

Alternativas da questão 1751544
Pular para o conteúdo principal