Questão
ID 1749467Disciplina: Pedagogia
Assunto: Perrenoud
Ano: 2019 Banca: Instituto Machado de Assis Órgão: Prefeitura Municipal de Pastos Bons
O exercício da docência é complexo, sendo necessária a mobilização de diversos saberes para uma atuação profissional competente. Perrenoud (2000) muito contribuiu para o debate sobre o profissional docente ao traçar as dez competências para ensinar. Sobre algumas dessas competências, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
Coluna 01
(1) Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
(2) Administrar a progressão das aprendizagens.
(3) Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação.
(4) Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.
Coluna 02
( ) Competência que consiste em administrar a heterogeneidade na sala de aula; abrir, ampliar a gestão pedagógica para um espaço mais vasto; fornecer apoio integrado; desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo.
( ) Competência que consiste em conhecer os conteúdos a serem ensinados em determinada disciplina; trabalhar a partir das representações dos alunos; dos erros e dos obstáculos à aprendizagem.
( ) Competência que consiste em conceber e administrar situações-problema adequando-as ao nível e às possibilidades dos alunos; adquirir uma visão longitudinal dos objetivos de ensino.
( ) Competência que consiste em prevenir a violência na escola e fora dela; lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais; participar da criação de regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da conduta.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta: