Questão 1732272

Pedagogia · 2025

Questão

ID 1732272

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Lei Nº 10.639/2003 - Obrigatoriedade da Temática História e Cultura Afro-brasileira

Ano: 2025 Banca: Unochapecó Órgão: Prefeitura Municipal de Saudades


A alteração da LDB pelas Leis nº 10.63903 e nº 11.64508 tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. O Orientador Educacional deve garantir que isso não seja apenas uma data comemorativa, mas uma prática curricular cotidiana. Analise as assertivas sobre a implementação dessas leis.

I.O conteúdo programático deve incluir o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena e o negro e o índio na formação da sociedade nacional.

II.Esses conteúdos devem ser ministrados exclusivamente nas aulas de História, não havendo necessidade de articulação com as disciplinas de Literatura e Educação Artística.

III.O objetivo dessas leis é a reparação histórica e a valorização da identidade étnico-racial, combatendo o racismo estrutural presente no currículo eurocêntrico.

IV.A abordagem desses temas deve resgatar a contribuição desses povos nas áreas social, econômica e política, superando a visão de que negros e indígenas foram apenas escravos ou vítimas passivas.

Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS:

Alternativas da questão 1732272
Pular para o conteúdo principal