Questão
ID 1730863Disciplina: Nutrição
Assunto: Diabetes
Ano: 2016 Banca: UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados Órgão: Universidade Federal da Grande Dourados
As complicações agudas e crônicas do diabetes causam alta morbimortalidade, acarretando altos custos para os sistemas de saúde. Os fatores de risco relacionados aos hábitos alimentares e estilo de vida da população estão associados à sua alta prevalência. A terapia nutricional é importante tanto na prevenção do diabetes mellitus (DM) como para o controle e o retardo de suas complicações. Com relação à terapia nutricional do DM, avalie as afirmações a seguir.
I. O índice glicêmico (IG) dos alimentos é o incremento sobre a curva glicêmica, causado pela ingestão de uma porção de 50 g de um alimento fonte de carboidrato comparado a um alimento padrão. A utilização de dietas com alto IG pode servir como estratégia complementar no plano alimentar para o diabético, principalmente em períodos de hiperglicemias.
II. Os alimentos ricos em carboidratos simples como açúcar, mel, açúcar mascavo, garapa, melado, rapadura, doces em geral e alimentos industrializados que contenham açúcar devem ser evitados ou substituídos por adoçantes não calóricos.
III. O açúcar comum pode ser utilizado com restrição, respeitando-se as limitações indicadas na orientação dietética. A ingestão eventual poderá ser permitida em pequenas quantidades (10 g a 15 g) como sobremesas, já que nessas quantidades e forma são minimizados os picos hiperglicêmicos decorrentes da sua ingestão.
IV. A recomendação diária de fibra é de 25 g para mulheres e de 38 g para homens, ou 14 g a cada 1.000 Kcal da dieta.
Estão corretas apenas