Questão
ID 1730857Disciplina: Nutrição
Assunto: Digestão de Nutrientes
Ano: 2016 Banca: UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados Órgão: Universidade Federal da Grande Dourados
Sobre digestão, absorção, transporte e metabolismo das macronutrientes, julgue os itens a seguir.
I. A digestão de carboidratos e proteínas inicia-se na boca pela ação das enzimas amilase salivar e pepsina salivar, respectivamente.
II. No intestino delgado, os dissacarídeos sofrem ação das enzimas dissacaridases (lactase, sacarase e maltase), secretadas pela borda em escova, sendo hidrolisados em monossacarídeos.
III. A LDL possui como principal função fornecer colesterol aos tecidos periféricos e a HDL está envolvida no transporte reverso do colesterol.
IV. Após a digestão, as proteínas são absorvidas no intestino delgado principalmente como di e tripeptídeos.
V. Em um momento de demanda energética, os triglicerídeos podem ser mobilizados mediante regulação pelos hormônios epinefrina e norepinefrina, ocasionando hidrólise enzimática destes a ácidos graxos e glicerol. Os ácidos graxos livres, então, são transportados para os tecidos e oxidados na mitocôndria com a finalidade de produzir energia.
Estão corretos os itens