Questão
ID 1703844Disciplina: História
Assunto: Demandas Políticas e Sociais no Mundo Atual
Ano: 2017 Banca: Instituto Federal Brasilia Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

(Foto: Associated Press. Fonte:<http://g1.globo.com/mundo/ noticia/2015/09/fiquei-petrificada-diz-fotografa-que-fez-imagemde-menino-sirio-morto.html> . Acesso em: 15/11/2016, 16h09)
“Ele estava deitado de barriga para baixo sem vida na areia, de camiseta vermelha e com seu short azul escuro. A única coisa que eu poderia fazer era tornar seu clamor ouvido. Naquele momento, eu pensei que poderia fazer isso ao acionar minha câmera e fazer sua foto”.
Depoimento da fotógrafa Nilüfer Demir, que cobria a crise migratória em Bodrum para a agência de notícias Dogan.
No dia 02/09/2015, a imagem acima correu o mundo por meio dos periódicos, dos telejornais e das redes sociais, comovendo as sociedades e levando a comunidade internacional a reconhecer a gravidade da crise de refugiados vivida atualmente.
Assinale a alternativa CORRETA a respeito dos estudos historiográficos que pretendem explicar o tempo presente: