Questão
ID 1692912Disciplina: História
Assunto: Positivista
Ano: 2021 Banca: GANZAROLI - Assessoria, Consultoria e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Chapadão do Céu
“O positivismo surgiu no século XIX na Europa (...), os teóricos do positivismo propuseram que as ciências seguissem alguns critérios rígidos de análise e classificação dos objetos estudados. Segundo os positivista, a única forma de analisar o mundo e os homens era a observação objetiva dos fenômenos e objetos por meio dos sentidos (especialmente a visão), excluindo a imaginação, a subjetividade e os preceitos ligados às religiões. Os positivistas pretendiam que cada área do conhecimento humano buscasse “leis”, regularidades e categorias de análise nos eventos e objetos estudados”. (ZUCCHI, Bianca Barbagallo. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: teoria, conceitos e uso de fontes. São Paulo: Edições SM, 2012. p. 38).
Sobre o positivismo é CORRETO afirmar:
I. A história se baseava na busca de uma única “verdade” relacionada ao passado. E essa “verdade histórica” deveria ser pesquisada em documentos históricos escritos e “oficiais”.
II. Os documentos históricos seriam fidedignos e menos suscetíveis a erros, impressões pessoais ou parciais relacionados aos fatos históricos.
III. O historiador priorizava as análises sobre as camadas populares, fazendo com que outros setores da sociedade não fossem devidamente estudados.
IV. Trata-se de uma história política e factual que será extremamente marcante no ensino e nos materiais didáticos.
Está CORRETO o que se afirma em: