Questão 1665074

Direito Sanitário e Saúde · 2019

Questão

ID 1665074

Disciplina: Direito Sanitário e Saúde

Assunto: Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB)

Ano: 2019 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Cuitegi


O Governo Federal busca, por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), induzir a ampliação do acesso e da qualidade da Atenção Básica, definindo parâmetros comparáveis em todo o território nacional. O PMAQ-AB, em seu 3º ciclo, é composto por 3 (três) fases e um Eixo Transversal de Desenvolvimento que formam um ciclo avaliativo.

Associe a primeira coluna à segunda no que diz respeito aos processos realizados em cada fase.

1 - Fase1–Adesão e Contratualização.

2 - Fase 2 – Certificação.

3 - Fase 3 – Recontratualização.

4 - Eixo Estratégico Transversal de Desenvolvimento.

( ) Etapa composta por elementos que devem garantir que as ações de promoção da melhoria da qualidade possam ser desenvolvidas em todas as etapas do ciclo do PMAQ-AB.

( ) Essa fase refere-se à avaliação externa de desempenho das equipes de saúde e gestão da atenção básica por meio de verificação de evidências para um conjunto de padrões previamente determinados; avaliação de desempenho dos indicadores contratualizados e ainda a verificação da realização de momento autoavaliativo pelos profissionais das equipes de atenção básica.

( ) Trata-se da formalização da adesão de todas as equipes de saúde da atenção básica, incluindo as equipes de saúde bucal e Núcleos de Apoio ao Saúde da Família pelo Distrito Federal ou Município; contratualização dessas equipes e do gestor de acordo com as diretrizes e critérios definidos pelo Ministério da Saúde; e ainda informação da adesão ao Conselho Municipal de Saúde e Comissão Intergestores Regional.

( ) Essa fase caracteriza-se pela pactuação individual do Distrito Federal e dos Municípios com acréscimo de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a institucionalização de um processo avaliativo cíclico e sistemático.

A sequência CORRETA dessa associação é

Alternativas da questão 1665074
Pular para o conteúdo principal