Questão
ID 1661588Disciplina: Pedagogia
Assunto: Avaliação Mediadora
Ano: 2021 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
No cotidiano da nossa vida, avalia-se que uma casa é mais bonita que outra, que alguém está mais bem vestido que outro, ou seja, acreditamos que objetos, pessoas, fatos podem ser comparados, avaliados e julgados como bonito, feio, melhor, entre outros. Na escola, a avaliação da aprendizagem é um processo que articula expectativas diversas. Na visão de Hadji (2001), o ato de avaliar:
I. Indica que o mais importante não é julgar o êxito do aluno, mas dar-lhe a informação necessária para que ele compreenda e corrija os seus erros.
II. Precisa entender o ensino como uma relação de ajuda, logo, toda a relação de ajuda exclui o julgamento.
III. Oportunizando uma ampliação da observação, vai priorizar a informação, não deixando de lado nenhum aspecto da aprendizagem do aluno: cognitivo, afetivo, relacional, material e outros que forem necessários.
Quais estão corretas?