Questão
ID 164433Disciplina: Legislação de Trânsito
Assuntos: Da Segurança dos Veículos, Resolução CONTRAN nº 951/2022 - Estabelece os requisitos de instalação e os procedimentos de ensaios de cintos de segurança, ancoragem e apoios de cabeça dos veículos automotores
Ano: 2026 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS
Considere o sistema de ancoragem ISOFIX para dispositivos de retenção de crianças (DRC), cuja obrigatoriedade e especificações foram consolidadas pela Resolução nº 951/2022. Sobre esse sistema, julgue os itens:
I. Veículos da categoria M1 fabricados a partir de 2020 devem possuir, obrigatoriamente, ao menos dois pontos de ancoragem inferior ISOFIX e um ponto de ancoragem superior (Top Tether).
II. A ancoragem ISOFIX deve ser instalada de forma que a sua visibilidade seja clara para o usuário, não sendo admitida sua localização entre o encosto e o assento do banco.
III. O ensaio de resistência das ancoragens ISOFIX exige a aplicação de uma força de tração estática que simule a desaceleração do veículo em condições críticas.
IV. Motocicletas e motonetas estão dispensadas da instalação de sistemas ISOFIX, devendo observar regras de fixação simplificadas em caso de uso de sidecar.
Estão corretos apenas os itens: