Questão
ID 163642Disciplina: Pedagogia
Assuntos: Educação, Sociedade e Prática Escolar, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas Práticas Educativas
Ano: 2026 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS
As interações em ambientes virtuais, embora mediadas por interfaces tecnológicas, possuem repercussões que extrapolam a dimensão binária dos dados. A ética digital pressupõe o reconhecimento da alteridade e da responsabilidade individual e coletiva. Analise as afirmativas a seguir sobre as relações online:
I. As relações mediadas pela tecnologia envolvem pessoas reais e produzem efeitos sociais concretos no cotidiano dos sujeitos.
II. A mediação tecnológica não gera uma zona de neutralidade moral que suspenda a responsabilidade ética do usuário sobre suas postagens.
III. As condutas digitais geram impactos emocionais, morais e jurídicos que devem ser considerados na prática pedagógica.
IV. O uso de tecnologias digitais na escola deve ser orientado pelo entendimento de que os ambientes virtuais são espaços reais de convivência.
Estão corretas apenas as afirmativas: