Questão 1612340

Legislação Federal · 2018

Questão

ID 1612340

Disciplina: Legislação Federal

Assunto: Lei Nº 12.711/2012 - Dispõe sobre o Ingresso nas Universidades Federais e nas Instituições Federais de Ensino Técnico de Nível Médio e Dá Outras Providências

Ano: 2018 Banca: UNIFESP UFSP - Universidade Federal de São Paulo Órgão: Universidade Federal de São Paulo


A equipe pedagógica de uma Universidade Federal apresentou aos dirigentes da instituição um relatório contendo dados sobre o perfil dos ingressantes nas 6.500 vagas oferecidas no vestibular de 2017. Explicou que, em acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/12), a instituição havia reservado 50% das vagas de ingresso para candidatos provenientes de escolas públicas, sendo que, entre os cotistas, a metade deveria apresentar renda familiar per capita de até 1 e meio salários mínimos. O gráfico abaixo foi apresentado e os dirigentes fizeram as seguintes observações:

OBS: SM = salário mínimo

Dirigente I – Os dados demonstram um problema no sistema de seleção, pois o montante de matriculados com o perfil de cota de renda não observou o limite estabelecido pela Lei de 12.711/12.

Dirigente II – Os dados mostram que a instituição está cada vez mais inclusiva. Há 3 vezes mais ingressantes com perfil de cota de renda do que o previsto pela Lei 12.711/12.

Dirigente III – Os dados mostram que apenas um em cada quatro estudantes tem perfil de renda distinto do perfil dos cotistas.

Dirigente IV – Os dados mostram que menos de a metade dos ingressantes por vagas universais vem de famílias com renda igual ou inferior a 1 e meio salários mínimos per capita.

Indique abaixo a alternativa correta:

Alternativas da questão 1612340
Pular para o conteúdo principal