Questão
ID 1603058Disciplina: Pedagogia
Assunto: Papel do Educando
Ano: 2016 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Buenópolis
César Coll, em seu livro Aprendizagem escolar e construção do conhecimento, ao falar sobre atividade autoestruturante, assim se expressa: “[...] como já havíamos assinalado, entendemos por tal aquela atividade que consiste em aceitar um objetivo, cuja origem pode se encontrar em si mesmo ou em outra pessoa, e em organizar as próprias ações com a finalidade de alcançá-lo. A atividade autoestruturante não se confunde com a atividade funcional.” Caracterizando a atividade funcional e a atividade autoestruturante, pode-se afirmar:
I - O critério da atividade funcional é o que responde ao interesse do aluno; o critério da atividade autoestruturante é aquele em que o aluno tem autonomia para organizar e estruturar as suas atuações.
II - O critério da atividade funcional é aquele em que o aluno tem autonomia para organizar e estruturar as suas atuações; o critério da atividade autoestruturante é o que responde ao interesse do aluno.
III - Simplificando ao extremo, podemos dizer que, na atividade funcional, o importante é que o aluno decida o que faz, enquanto, na atividade autoestruturante, decide como o faz.
IV - Nas atividades caracterizadas como autoestruturantes, as crianças têm de escutar as explicações verbais mais ou menos longas de seus professores e executar as tarefas que são por eles determinadas.
Conforme o autor, estão CORRETAS as afirmativas contidas nos incisos: