Questão 1596069

Pedagogia · 2019

Questão

ID 1596069

Disciplina: Pedagogia

Assunto: O Brincar/O Jogo

Ano: 2019 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Prefeitura Municipal de Cuiabá


O brincar constitui-se em um conjunto de práticas, conhecimentos e fatos construídos e acumulados pelos sujeitos no meio em que estão inseridos e que facilitam a aprendizagem, ensinando e repassando valores essenciais para a vida do ser humano, dando a ele uma nova concepção de mundo. Diante disto, estudiosos contribuíram, ao longo dos tempos com suas teorias em relação à infância e a ludicidade, consequentemente abriram caminhos para a maior flexibilização e inovação dos modelos de educação infantil nas escolas. Sobre esse contexto e perspectivas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A brincadeira não chega a ser uma atividade que transforma o real, embora haja em dado momento, certa assimilação frente às algumas necessidades da criança e/ou em razão dos seus próprios interesses afetivos e cognitivos.

II. O jogo, devido à abrangência de significados, é uma forma de expressão da linguagem afetiva e refere-se àquele cuja estrutura é o símbolo.

III. O brincar pode ser visto como uma atividade que reflete os estados internos do sujeito diante de uma realidade vivida ou imaginada.

Alternativas da questão 1596069
Pular para o conteúdo principal