Questão 154970

Matemática · 2022

Questão

ID 154970

Disciplina: Matemática

Assuntos: Noções de Tempo, Sistema Decimal, Unidades de Medida

Ano: 2022 Banca: FAFIPA - Fundação de Apoio Órgão: Prefeitura Municipal de Piraquara


TEXTO 01


O texto seguinte servirá de base para responder à questão abaixo:


Ordenar, reunir, numerar


Qualquer sistema de números, por mais elementar que seja, supõe a adoção de alguns símbolos (palavras, pictogramas, sinais gráficos) estruturados em dois princípios: um é o princípio de ordenamento ou disposição, que permite distinguir o primeiro símbolo (um) do segundo (dois) e eventualmente do terceiro (três), e assim por diante; e o outro é o princípio de agrupamento, que interrompe a produção de símbolos individuais diferentes, estabelecendo um símbolo de ordem superior, cuja combinação com os precedentes permite reiniciar o sistema. Assim, "um, dois, três,..., dez, dez-um, dez-dois, ?, dez-dez ou cem, cento e um, cento e dois, ?" é um sistema baseado em 10, ou seja, um sistema decimal.


https://www.obaricentrodamente.com/2015/02/no-comeco-era-o-numero.html

Um congresso de Matemática organizou um dia de apresentação de trabalhos. Primeiramente, haviam feito uma previsão de duração do evento, conforme tabela:

\(\quad\)

Ordem de apresentação

Programação

Duração

1°

Palestra

1h 10 min

2°

Intervalo

8 min

3°

Minicurso

55 min

4°

Intervalo

12 min

5°

Oficina l

1h 05 min

\(\quad\)

Sabe-se que o intervalo começa logo após a palestra ou minicurso, e duas apresentações nunca acontecem simultaneamente e nem ao mesmo tempo que o intervalo.


Sabendo que o evento começou pontualmente às 08h30 da manhã e que a palestra extrapolou o tempo em 20 minutos, mas as demais apresentações, inclusive os intervalos, cumpriram à risca a previsão, a que horas terminou o evento?

Alternativas da questão 154970
Pular para o conteúdo principal