Questão 1548804

Pedagogia · 2019

Questão

ID 1548804

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Pesquisa Como Princípio Pedagógico

Ano: 2019 Banca: IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina


Marque com V as alternativas verdadeiras e com F as falsas, relacionando-as à pesquisa como princípio educativo.

( ) A pesquisa como princípio educativo parte do reconhecimento de que a relação entre educação e produção de conhecimento científico pode servir tanto aos projetos de dominação quanto aos de emancipação.

( ) Sem pesquisa não há ensino. A ausência de pesquisa degrada o ensino a patamares típicos da reprodução imitativa.

( ) Não é possível fazer uma distinção entre pesquisa como princípio científico e pesquisa como princípio educativo, considerando que ambas incluem sempre o saber pensar e o saber intervir.

( ) A pesquisa é a razão do ensino e vale o reverso: o ensino é a razão da pesquisa.

( ) Pesquisa como princípio educativo é a descoberta da realidade da forma como ela se manifesta empiricamente, pois pesquisar é dialogar com a realidade.

( ) Enquanto ensina, o professor continua buscando. Ensina porque busca, porque indaga e se indaga. Pesquisa para constatar, constatando, intervém; intervindo, educa e se educa

( ) Pesquisa como princípio educativo é processo que deve aparecer no trajeto educativo, especialmente a partir do ensino médio.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo

.

Alternativas da questão 1548804
Pular para o conteúdo principal