Questão
ID 152562Disciplina: Pedagogia
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ano: 2023 Banca: IBGP - Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa Órgão: Prefeitura Municipal de Uberaba
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de educação destinada às pessoas que não tiveram acesso ou não deram continuidade aos estudos nas idades consideradas adequadas. Essa modalidade representa, entre outras coisas, a oportunidade de garantia do direito à educação para todos, abrangendo as funções de reparação, equalização e qualificação. Em conformidade com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação de Jovens e Adultos – anos finais do município de Uberaba, são esperadas a construção de habilidades e competências. Considerando as referidas diretrizes para a EJA, analise as competências listadas a seguir:
1. Dominar instrumentos complexos e científicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo escolar.
2. Ter acesso a outros graus ou modalidades de ensino básico e profissionalizante, assim como a outras oportunidades de desenvolvimento cultural.
3. Incorporar-se ao mundo do trabalho com melhores condições de desempenho e participação na distribuição da riqueza produzida.
4. Conhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira, respeitar diferenças de gênero, geração, raça e credo, fomentando atitudes de não-discriminação.
5. Ignorar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais da humanidade.
6. Exercitar sua autonomia pessoal com responsabilidade, aperfeiçoando a convivência em diferentes espaços sociais.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações CORRETAS: