Questão 151780

Nutrição · 2025

Questão

ID 151780

Disciplina: Nutrição

Assuntos: Comportamento Alimentar, Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) frequentemente cursa com seletividade alimentar severa, rigidez comportamental em relação às refeições e sintomas gastrointestinais. Sobre as intervenções nutricionais no TEA, analise as assertivas:

I. A dieta isenta de glúten e caseína (GFCF) não é universalmente recomendada por todas as sociedades médicas internacionais como tratamento curativo para os sintomas nucleares do autismo.

II. A seletividade alimentar pode levar a deficiências de micronutrientes, sendo necessária avaliação periódica e suplementação individualizada, mas não justifica dietas restritivas sem comprovação de alergias ou intolerâncias.

III. Sintomas gastrointestinais, como constipação e diarreia, são mais frequentes em crianças com TEA do que na população neurotípica e devem ser tratados, pois o desconforto pode exacerbar problemas comportamentais.

Estão CORRETAS:

Alternativas da questão 151780
Pular para o conteúdo principal