Questão
ID 1499748Disciplina: Pedagogia
Assunto: Ética Profissional
Ano: 2006 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do DF
Ensinar exige um auto grau de ascetismo: a alegre responsabilidade por uma vida confiada a nós, uma vida que devemos influenciar sem qualquer indício de dominação ou auto satisfação. Cada encontro tem suas próprias leis e estrutura, sua própria realidade, que não é incompatível com a compreensão e permeação. Mas, como qualquer relação que expresse o espírito do serviço para a vida, essa relação pedagógica deve ser mantida impessoal.
-
Herbert Read. O professor. In: A educação pela arte.
São Paulo: Martins Fontes, 2001 (com adaptações).
-
Com relação às idéias do texto e considerando a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem da arte, julgue os itens a seguir.
Na apresentação de uma obra, ao constatar que o aluno não gostou e se sentiu incomodado com a imagem que está sendo apresentada, o professor deve explicar sem dar muitos detalhes, para evitar constrangimento.