Questão
ID 148206Disciplina: Direito Sanitário e Saúde
Assuntos: Lei nº 6.437/1977 - Infrações à Legislação Sanitária Federal, Poder de Polícia da Vigilância Sanitária, Sanções Aplicáveis e Limites
Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS
Considere o caso de um fiscal da Vigilância Sanitária que, durante uma inspeção, constata um produto com flagrantes indícios de adulteração, caracterizando um risco sanitário iminente. O fiscal procede à apreensão e interdição imediata do produto.
Sobre esta ação, julgue os itens abaixo:
I. A interdição imediata do produto é classificada como uma penalidade definitiva, decorrente do exercício da autoexecutoriedade do Poder de Polícia Sanitária.
II. A interdição e apreensão imediatas, neste caso, configuram uma medida cautelar de precaução do Estado, visando resguardar a saúde da população, nos termos da Lei Federal n. 6.437/77.
III. Esta ação se enquadra no rito de análise fiscal de apreensão com interdição imediata, sendo que a interdição não pode exceder o prazo máximo de 90 (noventa) dias.
IV. A interdição cautelar só seria possível mediante prévia análise laboratorial das amostras, pois o simples 'flagrante indício' não autoriza a ação imediata do agente.
Estão corretos os itens: