Questão 1447788

Pedagogia · 2025

Questão

ID 1447788

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Concepções Teóricas de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Escrita

Ano: 2025 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Prefeitura Municipal de Itapema


A alfabetização e o letramento são processos distintos, embora inter-relacionados. Sobre a avaliação no processo de alfabetização e letramento, considere as seguintes afirmações:

I.A avaliação diagnóstica permite ao professor identificar em que medida os alunos dominam o sistema alfabético descrito como parte da alfabetização.

II.A avaliação formativa serve apenas para classificar os alunos conforme seu desempenho final em leitura e escrita.

III.A avaliação de letramento, ao considerar práticas sociais de uso da escrita, demanda instrumentos que vão além de testes puramente codificatórios.

IV.No processo de alfabetização, o domínio da escrita alfabética é requisito prévio e independente para o desenvolvimento do letramento, de modo que a avaliação de letramento só pode ocorrer após a alfabetização estar concluída.

É correto o que se afirma em:

Alternativas da questão 1447788
Pular para o conteúdo principal