Questão 1428194

História · 2006

Questão

ID 1428194

Disciplina: História

Assunto: Guerras e Revoltas

Ano: 2006 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Corpo de Bombeiro Militar da Paraíba


No século XIX, vários movimentos sociais e rebeliões ocorreram no Nordeste. Faça a correlação entre as duas colunas.

1 - Revolução Pernambucana de 1817

2 - Confederação do Equador

3 - Revolução Praieira

4 - Ronco da Abelha

5 - Quebra Quilos

( ) O estupim da revolta foi o lançamento de dois decretos. O primeiro, que tratava do recenseamento da população, e o segundo, do Registro Civil nos casos de nascimento e óbito.

( ) Revolta da população contra o aumento tributário causado pela transferência da corte portuguesa para o Brasil.

( ) A rebelião foi o desfecho de um longo ciclo revolucionário pernambucano, ficando a região enquadrada, a partir de então, na ordem política imperial.

( ) O movimento teve início na Vila de Fagundes e, devido às insatisfações de quase todos os setores sociais da região Nordeste, cresceu e espalhou-se pela Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte.

( ) A postura antidemocrática do imperador ao dissolver a Assembléia Constituinte e a outorga de uma Constituição centralista reforçou a reação nordestina.

Assinale a alternativa que indica a seqüência correta:

Alternativas da questão 1428194
Pular para o conteúdo principal