Questão
ID 1397776Disciplina: Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica
Assuntos: Qualidade da Energia Elétrica (Harmônicos, Flicker, Afundamentos)
Ano: 2018 Banca: UFSM - Universidade Federal de Santa Maria Órgão: Universidade Federal de Santa Maria
A presença de equipamentos eletrônicos nas instalações elétricas vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos. É incontestável que esses equipamentos simplificam a execução das nossas tarefas; no entanto, podem trazer consigo o incoveniente de provocar deformações nas formas de onda nas instalações elétricas, o que resulta nas chamadas tensões e correntes harmônicas.
A respeito das harmônicas em instalações elétricas, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) Em um circuito com h1 = 10 A, h3 = 4 A e h5 = 3 A, onde h1, h3 e h5 representam o valor eficaz de ordem 1, 3 e 5 respectivamente, a taxa de distorção harmônica total em relação a fundamental é de 50%.
( ) As harmônicas de sequência zero, também conhecidas como homopolares, não provocam efeitos no sentido de rotação de um motor, porém somam-se algebricamente no condutor neutro.
( ) Os instrumentos de valor médio podem ser utilizados para medição em circuitos com harmônicas até a 5ª ordem.
( ) Os instrumentos de medição chamados de Eficaz Verdadeiro (ou True RMS) são indicados para medições em circuitos com ou sem harmônicas.
A sequência correta é